Carregando...
 

Aula 12 16 de maio de 2019 noite

Sociologia da Educação I 2019103 Noite prof Elie Ghanem

Aula 12 16 de maio de 2019 Sociologia clássica e educação: Parsons e Apresentação de ideias de pesquisa Grupo 3 e Grupo 4


  • Leitura individual prévia
BORGES, Rudnei. Talcott Parsons e a configuração do estrutural-funcionalismo. Parâmetro: Cultura e Sociedade, 2011. https://revistaparametro.wordpress.com/2011/04/16/talcott-parsons-e-a-configuracao-do-estrutural-funcionalismo/

PARSONS, Talcott. Orientações teóricas. In: O sistema das sociedades modernas. Tradução de Dante Moreira Leite. São Paulo: Pioneira, 1974. p. 15-22 - “Sistemas de ação e sistemas sociais”; “O conceito de sociedade” – (Galerias de Arquivos: PARSONSorientacoesTeoricas)

Esquema do texto

Sistemas de ação: sistemas sociais; sistemas culturais; sistemas de personalidade; organismos comportamentais

Ambiente dos sistemas sociais: sistemas culturais; sistemas de personalidade; organismos comportamentais

SistemaFunção
SocialIntegração (articulação de relações sociais)
Cultural (complexos de sentido simbólico)Manutenção de padrão
De personalidadeRealização de objetivo (de princípios e exigências culturais)
Organismos comportamentaisAdaptação (processamento de informação e atividade motora frente ao ambiente físico)

Componentes dos sistemas sociais
Valores: manutenção de padrão
Normas: integram (são específicas para funções e situações)
Coletividades: realizam objetivo (definem participantes e suas funções)
Papéis: adaptam (definem grupos por expectativas recíprocas)

Sociedade: sistema social de mais elevada auto-suficiência em relação ao seu ambiente (incluídos outros sistemas sociais)
Tem capacidade de anular ou enfrentar perturbações
Seu ambiente físico é fonte de recursos (território)
Auto-suficência econômica (tecnologia) e política (uso organizado da força: militar e policial)

Resumo de C. Wrigth Mills de The social system: “...como é possível a ordem social? A resposta que nos dão parece ser: valores comumente aceitos”.

EDF0113 Aula 12 16 de maio de 2019 Noite Opinião
  • Para a Aula 13 6 de junho de 2019 A escola do sujeito e Apresentação de ideias de pesquisa Grupo 5 e Grupo 6
ABRAMO, P. Pesquisa em ciências sociais. In: HIRANO, S (Org.). Pesquisa social: projeto e planejamento. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979, p.19-87. (Galerias de Arquivos: ABRAMOpesquisaEmCienciasSociais1979)

TOURAINE, Alain. A escola do sujeito. In: Poderemos viver juntos?: iguais e diferentes. Tradução de Jaime A. Clasen e Ephraim F. Alves. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 317-328 (Galerias de Arquivos: TOURAINEescolaDoSujeitoP317a328). Disponível em: http://cappf.org.br/tiki-index.php?page=2009+EDF0289+EDF0113+TAVARES+at%C3%A9+VOVIO