Carregando...
 

Aula 5 21 de março de 2019 noite

Sociologia da Educação I 2019103 Noite prof Elie Ghanem


Aula 5 21 de março de 2019 Problemas da educação doméstica

  • Panelão
Explicação do professor sobre pesquisa
Leitura em voz alta
KANITZ, Stephen. Qual é o problema? São Paulo, Revista Veja, ano 38, n. 13, 30 de março de 2005, p. 18 (Galerias de Arquivos: KANITZqualOProblema)

Explicação do professor sobre pergunta, questão e problema


Panelinhas: Problemas da educação doméstica. Anotações das panelinhas

  • Panelão
Apresentação dos resultados das panelinhas; palavra aberta

  • Panelinhas – perguntas a partir de:
DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In: Educação e sociologia. 3. ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1952. p. 29-32
FUNDAÇÃO W. K. Kellogg. Projeto Integrar pela Educação: Iniciativa de Educação Básica Comunidade de Aprendizagem. Tradução e adaptação de Elie Ghanem. São Paulo, 1997. 5 p. (Galerias de Arquivos: KELLOGGcomunidadeDeAprendizagem1997)

  • Panelão – resultados das panelinhas e palavra aberta.

Esquema do texto

DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In: Educação e sociologia. 3. ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1952. p. 29-32

A influência das coisas sobre os homens é diferente da influência dos próprios homens

A ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes

Reservar o nome de educação para esta última

“De que serviria imaginar uma educação que levasse à morte a sociedade que a praticasse?”

Sistema educativo: conjunto de atividades e de instituições, lentamente organizadas no tempo, solidárias com todas as outras instituições sociais

A educação exprime ou reflete as instituições

As instituições não podem ser mudadas à vontade, mas só com a estrutura mesma da sociedade

Cada sociedade possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível.


A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.


Perguntas das panelinhas a partir de Durkheim e Kellog

  • Leitura de apoio
HORTON, Paul B.; HUNT, Chester L. Instituições sociais In: Sociologia. São Paulo: McGraw-Hill, 1980. p. 145-163 (Galerias de Arquivos: HORTONhunt10InstituicoesSociaisP145a163)

Opinião sobre a Aula 5, em 21 de março de 2019, Noite

  • Para Aula 6 28 de março de 2019 Problemas da educação escolar
Responder Perguntinhas de informação panorâmica

ABRAMO, P. Pesquisa em ciências sociais. In: HIRANO, S (Org.). Pesquisa social: projeto e planejamento. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979, p.19-87. (Galerias de Arquivos: ABRAMOpesquisaEmCienciasSociais1979)

BERGER, Peter L., BERGER, Brigitte. O que e uma instituição social? In: FORACCHI, M. M., MARTINS, J. S. (Orgs.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro : Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 193-199. (Galerias de Arquivos: BERGEReBergerInstituicaoSocial)