Carregando...
 

Aula 7 5 maio 2020 Mudança educacional como alteração sistêmica II

Mudança Educacional

Inovação e Reforma

1º semestre de 2020

Prof. Elie Ghanem
Aula 7 5 maio 2020 Mudança educacional como alteração sistêmica II
  • Leitura prévia

GHANEM, Elie. Estudos de casos de inovação educacional. In: . Mudança educacional: inovação e reforma: relatório científico 2: final. v. 1. São Paulo, 2006. p. 69-79

Perguntas quanto ao tema da disciplina a partir de GHANEM. Anotações

  • Panelão

Apresentação dos resultados das panelinhas e debate.

  • Subsídios para algumas perguntas sobre o tema da disciplina a partir de Ghanem.


AZANHA, Jose Mario Pires. Documento sobre o vestibular. In : Educação : temas polêmicos. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 1-9

CASTANEDA, Carlos. A erva do diabo. Trad. de Luzia Machado da Costa. São Paulo: Edibolso, 1976. p. 88-93. (Galerias de Arquivos: <Homem de Conhecimento>)

GHANEM, Elie. Subcomissão para implantação do projeto da USP para a Zona Leste da cidade de São Paulo - Bloco III: Políticas Públicas; Cooperativismo (co-gestão); Ciências Atuariais: idéias preliminares para discussão. São Paulo, 2003.

MOORE, Michael. How to invade next? (2015) https://www.youtube.com/watch?v=CLhxOufPH6E

USP. COG. GT-VESTIBULAR. Proposta final de novo vestibular. 19 de fevereiro de 2009.

VERISSIMO, Luis Fernando. O gigolô das palavras.

RIPLEY, Amanda. Chicago-style war with unions is the past. Here’s how Finland and Ontario found a new way forward. Life & Culture, September 14, 2012, 6:29 p.m.

SCHWARTZMAN, Simon. Ricos e pobres nas universidades. O Estado de S. Paulo, 9 de setembro de 2003. Disponível em: https://archive.org/details/RicosEPobresNasUniversidades Acesso em: 4 maio 2013.

TORRES, Rosa María. Pruebas PISA: Seis conclusiones y una pregunta. Disponível em: http://otra-educacion.blogspot.com.br/2011/05/pruebas-pisa-seis-conclusiones-y-una.html?m=1
Acesso em: 22. abr. 2018.

  • Panelão

Apresentação do projeto de pesquisa: Comentários ao projeto.

  • Panelinhas

Escolha de um comentário para apresentar ao Panelão.

  • Leitura complementar


TOURAINE, Alain. As luzes da razão. In: Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 17-20]

TOURAINE, Alain. As luzes da razão. In: Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 21-27]

TOURAINE, Alain. As luzes da razão. In: Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 28-32

TOURAINE, Alain. As luzes da razão. In: Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 32-40

TOURAINE, Alain. O sujeito. In: Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 211-217

TOURAINE, Alain. O sujeito. In: Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 217-225

TOURAINE, Alain. O sujeito. In: Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 225-231

TOURAINE, Alain. O sujeito. In: Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 234-240

TOURAINE, Alain. O sujeito. In: Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 240-245

Opiniões sobre Aula 7 5 maio 2020 Mudança educacional como alteração sistêmica II

  • Para a Aula 8 12 maio 2020 Mudança educacional como experimentação limitada: inovação

FERRETTI, C. J. A inovação na perspectiva pedagógica. In: GARCIA, W. E. Coord. Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1980. p. 55-67.

FERRETTI, C. J. A inovação na perspectiva pedagógica. In: GARCIA, W. E. Coord. Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1980. p. 68-77.

FERRETTI, C. J. A inovação na perspectiva pedagógica. In: GARCIA, W. E. Coord. Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1980. p. 78-82.