Carregando...
 

Aula 11 Manhã 21 de julho de 2020 Temas de estudantes Grupo 1 e Grupo 2

Introdução aos Estudos da Educação - Enfoque Sociológico

Apresentação do percurso do pensamento do grupo: i) o tema como foi concebido inicialmente; ii) as ações para abordá-lo (entrevistas, leituras, filmes etc.); iii) a visão atual sobre o tema. (até 15 min)

Link da gravação da aula 11: https://drive.google.com/file/d/1-4o0zNjo6ylJt2VsYIVXpa4w0T5VXIXj/view

Grupo 1 Adriana Gomes Ferreira; Aline Martins Nápoli; Amanda Pires de Oliveira; Ana Paula Gaspar Teixeira; Ana Paula Negrao Ferreira; Anna Paula Araujo Sousa Martel; Arielly Tomazia Costa; Beatriz Miranda Faria Gomes; Bruna Aparecida da Silva; Camila Fernandes da Silva; Danilo Alves Vasques Pereira; Danilo Cavalcante Brambila de Barros.
Tema Metodologias não-convencionais de inclusão em ensino. Reformulado O museu como educação informal e a acessibilidade antes e durante a pandemia

Palavra aberta.

Grupo 2 Danyella Xavier Franco; David Santos Alves; Diego Lobo Coppio; Eliza Mirele Gomes Lima; Elizangela Aparecida Lopes; Eluana Andrade Macedo; Enzo Snitovsky Onodera; Fernanda Ivasaki Lopes; Gabriel Araujo Hirayama; Gabriel Henrique Grotto; Gabriel Varizi dos Santos; Gabriella do Prado Freitas.
Tema Sexualidade e Educação

Palavra aberta.

Opinião sobre a Aula 11

• Para a Aula 12 28 de julho de 2020 Temas de estudantes Grupo 3, Grupo 4 e Grupo 5
Ler um ou mais dos seguintes textos:
Tema do Grupo 3 Práticas de extensão e suas nuances pedagógicas
FREIRE, Paulo. Aproximação semântica ao termo extensão. In: FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. p. 11-14 (Galerias de arquivos: FREIREextensaoOuComunicacao)

Tema do Grupo 4 Escola e sociabilidade
PEREIRA, Alexandre Barbosa. Aprendendo a ser jovem: a escola como espaço de sociabilidade juvenil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA (XIII; Recife, PE; 29 de maio a 1 de junho de 2007). 15 p. (GT12: Gerações – entre solidariedades e conflitos) (Galerias de arquivos: PEREIRAescolaEsociabilidade2007)

Tema do Grupo 5 Alternativas metodológicas para engajamento e motivação dos alunos em escolas públicas a partir da iniciativa do professor
GUIMARAES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000200002&lng=en&nrm=iso. access on 27 June 2020.

VERÍSSIMO, Lurdes. Motivar os alunos, motivar os professores: faces de uma mesma moeda. In: MACHADO, Joaquim, ALVES, José Matias (Orgs.). Melhorar a escola: sucesso escolar, disciplina, motivação, direção de escolas e políticas educativas. Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2013. p. 73-90 (Galerias de arquivos: VERISSIMOmotivarAlunosMotivarProfessores2013)