Carregando...
 

Introdução aos Estudos da Educação Enfoque Sociológico Todos os Textos

Introdução aos Estudos da Educação I Enfoque Sociológico - prof Elie Ghanem
Todos os Textos


ABRAMO, P. Pesquisa em ciências sociais. In: HIRANO, S (Org.). Pesquisa social: projeto e planejamento. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979, p.19-87. (Galerias de Arquivos: ABRAMOpesquisaEmCienciasSociais1979)

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith et al. Nível de formação e representações de professores das séries iniciais - do ensino fundamental sobre o seu próprio trabalho. In: SOUZA, Clarilza Prado de; PARDAL, Luís António; VILLAS BÔAS, Lúcia Pintor Santiso. Representações sociais sobre o trabalho docente. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009. p. 145-157 (Galerias de arquivos: ALVESmazottiEtAlProfessoresRepresentacaoTrabalho2009)

BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação e sociedade no Brasil após 1930. In: FAUSTO, Bóris (Dir.). História geral da civilização brasileira. T. III. v. IV. São Paulo: Difel, 1986. p. 381-416 (Galeria de arquivos: Beisiegel Educação E Sociedade No Brasil Após 1930)

CÂNDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In: PEREIRA, Luiz, FORACCHI, Marialice M. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. São Paulo: Nacional, 1964. p. 107-128 (Galerias de Arquivos: CANDIDOantonioEstruturaDaEscola)

CARLINI-COTRIM, Beatriz. Drogas na escola: prevenção, tolerância e pluralidade. In: AQUINO, J. G. (Org.). Drogas na escola: alternativas teóricas e praticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 19-30 (Galerias de Arquivos: CARLINI COTRIMdrogas Na Escola 1998)

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS. Saúde do professor em pauta: depoimento de Cristiane Queiroz Barbeiro Lima: parte 1. Programa Plantão Saúde do Trabalhador. São Paulo, 2010. (9:12 min) https://www.youtube.com/watch?v=k2JHrGRfCyo

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS. Saúde do professor em pauta: depoimento de Cristiane Queiroz Barbeiro Lima: parte 2. Programa Plantão Saúde do Trabalhador. São Paulo, 2010. (9:34 min) https://www.youtube.com/watch?v=TAn9JjREW04
CORREA, Viriato. Cazuza. 22. ed. São Paulo: Nacional, 1971. (Galerias de Arquivos: CORREAcazuza22edicao1971)

CORTI, Ana Paula. Violência e indisciplina no cotidiano da escola pública: jovens espectadores, vitimizados e agentes de agressões. São Paulo, 2002. p. 22-52. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Faculdade de Ciências Sociais - Universidade Federal de São Carlos (Galerias de Arquivos: CORTIviolenciaIndisciplinaCotidianoEscolaP22aP52eP222a228)

CORTI, Ana Paula. Violência e indisciplina no cotidiano da escola pública: jovens espectadores, vitimizados e agentes de agressões. São Paulo, 2002. p. 222-8. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Faculdade de Ciências Sociais - Universidade Federal de São Carlos (Galerias de Arquivos: CORTIviolenciaIndisciplinaCotidianoEscolaP22aP52eP222a228)

DUBET, François. A formação dos indivíduos: a desinstitucionalização. Contemporaneidade e Educação, ano 3, vol.3, 1998, p.27-33. (Galerias de Arquivos: DUBETformacaoDosIndividuaosDesinstitucionalizacao1998)

DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In: Educação e sociologia. 3. ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1952. p. 29-32 (Galerias de Arquivos: DURKHEIM0101definicaoEducacaoP29a32)

FRENKEL, Edward. Amor e matemática: o coração da realidade escondida. Tradução de Carlos Szlak. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014. 368 p. (Galerias de Arquivos: <FRENKELamorEmatematica2014) ou http://lelivros.love/book/baixar-livro-amor-e-matematica-edward-frenkel-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/

FUNDAÇÃO TELEFONICA. Janelas de inovação: Cieja Campo Limpo. (vídeo 13:11 min) https://www.youtube.com/watch?v=VN7oPEAiw3I&t=190s

GATTI, Bernardete Angelina. Magistério na educação básica. São Paulo, 2017. Galerias de Arquivos: <IEA0112BernardeteGatti21ago2017>

GHANEM, Elie. Educação escolar e democracia no Brasil. 3. São Paulo: Oficina Digital, 2017. https://essia.com/@oficinadigital/educacao-escolar-e-democracia-no-brasil

GHANEM, Elie. Ensino, educação e aprendizagem e necessidades. In: SÃO PAULO (Cidade). SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Uma nova EJA para São Paulo. São Paulo: SME, 2004. p. 19-23 (Galeria de arquivos: Ghanem Ensino Educacao Aprendizagem Necessidades)

GHANEM, E. Que avaliação vale na educação escolar? In: LUCE, Maria Beatriz; MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de. (Orgs.). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 157-160

GOMES, Paulo. Estresse: quando a faculdade vira “máquina de moer gente”. Jornal da USP, 26/7/2017. Disponível em: http://jornal.usp.br/ciencias/estresse-quando-a-faculdade-vira-maquina-de-moer-gente/. Acesso em: 2 ago. 2017.

HADJI, Charles. Compreender que avaliar não é medir, mas confrontar um processo de negociação (balanço dos saberes produzidos pela pesquisa). In: Avaliação desmistificada. Tradução de Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. p. 27-49 (fragmentos)

HENRIQUES, Ricardo. Participação e aprendizagem: gestão escolar para resultados. Teresina, 12 jul. 2017. 63 p. (Galerias de Arquivos: HENRIQUESricardoDesigualdadeEducacionalPI12jul2017)

LOBO, Luis. As quarenta horas de Angicos: 1a. parte. Secern-Serviço Cooperativo de Educação do Rio Grande do Norte, 1963. (5:29 min)

LOBO, Luis. As quarenta horas de Angicos: 2a. parte. Secern-Serviço Cooperativo de Educação do Rio Grande do Norte, 1963. (6:2 min)
NEILL, Alexander Sutherland. A ideia de Summerhill. In: Liberdade sem medo. Tradução Nair Lacerda. São Paulo: IBRASA, 1980. p. 3-11.

NEIRA, Marcos Garcia et al. Esclarecimentos à comunidade Feusp sobre a Deliberação CEE/SP n. 154/2017. São Paulo, 1 ago. 2017. 2 p. (Galerias de arquivos: NEIRAesclarecimentosDeliberacaoCEE1ago2017)

LOPES, Alice Casimiro et al. Conhecimentos escolares, representações e política. In: SOUZA, Clarilza Prado de; PARDAL, Luís António; VILLAS BÔAS, Lúcia Pintor Santiso. Representações sociais sobre o trabalho docente. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009. p. 275-289 (Galerias de arquivos: LOPESetAlPROFESSORESconhecimentosEscolares2009.pdf)

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. A escola na sociedade atual e a função do professor. In: Exercício docente: posições sociais e condições de vida e trabalho de professores. Araraquara : Junqueira&Marin; São Paulo : Fapesp, 2011. p. 27-70 (principalmente p. 27-36).

PROJETO SEI-SISTEMAS EDUCACIONAIS INOVADORES. Websérie redes: episódio 1 (Projetos da Emef Escritora Carolina Maria de Jesus). São Paulo, 2017. (12:35 min) https://www.facebook.com/claudio.neto.96930/posts/714833685372200

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza et al. Movimentos identitários de professores: representações do trabalho docente. In: SOUZA, Clarilza Prado de; PARDAL, Luís António; VILLAS BÔAS, Lúcia Pintor Santiso. Representações sociais sobre o trabalho docente. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009. p. 63-74 (Galerias de arquivos: PLACCOetAlIdentidadeTrabalhoDocente2009).

SILVA, Joeline Maria Soares da. Juventudes, participação e o direito à aprendizagem. Teresina, 12 jul. 2017. (Seminário Participação e Aprendizagem: Gestão Escolar para Resultados). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2gSlSqRtEuo

SOUZA, Aparecida Neri de; LEITE, Marcia de Paula. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 117, p. 1105-1121, Dec. 2011. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400012&lng=en&nrm=iso>. access on 20 Sept. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000400012.

SPECK, Raquel Angela. Valorizar o magistério para incentivar a licenciatura. São Paulo, 1 ago. 2017. 3 p. (Galerias de arquivos: SPECKvalorizarOmagisterioIncentivarLicenciatura1ago2017)

TAVIANI, Paolo, TAVIANI, Vittorio. Padre padrone. (filme, 1977) http://www.youtube.com/watch?v=GgG3wGc7FSc

TORRES MENARGUÉZ, Ana. Conrad Wolfram: "80% do que se aprende nas aulas de matemática não serve para nada". El país, 3 de novembro de 2017. https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/30/economia/1509378342_617037.html

TV SENADO. Documentário: o golpe militar de 31 de março de 1964. (53:52 min) https://www.youtube.com/watch?v=Q9s1QUCpNdw